sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Clubes e Caixa divergem sobre razões para Timemania não decolar

Com uma arrecadação de apenas 28,5% do previsto inicialmente, a Timemania não se transformou no sucesso esperado pela Caixa Econômica Federal e pelos clubes brasileiros, que ganham 22% da arrecadação e, com isso, pagam débitos fiscais com o governo. Apesar de concordarem com o fracasso da loteria, agremiações e a instituição financeira divergem sobre os motivos que levaram o jogo a não cair nas graças do público.Para a Caixa, por exemplo, falta apelo à Timemania, ou seja, um prêmio que seja equiparado ao de outras loterias de sucesso no país."Na verdade, os torcedores receberam bem a Timemania. O que ocorre é que nas outras loterias, quanto maior o prêmio, maior o número de apostadores. A Timemania ainda não tem oferecido prêmios como o da Mega-Sena. A tendência é que os prêmios da Timemania cresçam, assim como o número de apostadores", afirmou Roberto Derziê de Sant'Anna, superintendente nacional de Loterias da Caixa Econômica Federal.Os clubes brasileiros concordam com essa análise, mas não apontam apenas a baixa premiação como motivo para a falta de apostadores. Segundo um dos beneficiados pela loteria, o trabalho de marketing criado para divulgar o jogo teve falhas, colaborando para o fracasso do projeto."Para o clube, a Timemania é essencial, pois estancou o processo de execução de penhora que tínhamos. Nos preocupa a arrecadação não estar no patamar estimado e, por isso, devemos fazer alguma coisa no curto prazo, algumas campanhas de mídia que mostrem que a loteria ajuda os clubes", apontou Eduardo Antonini, vice-presidente de planejamento do Grêmio."A Caixa realizou uma grande campanha de lançamento da Timemania e manteve, ao longo do tempo, um grande investimento na divulgação do produto. Atualmente, apostamos em uma pesada linha de divulgação para a consolidação da Timemania na mente do torcedor", rebateu o superintende da instituição financeira.Inicialmente, a Caixa apostou na figura de Pelé para tentar atrair os apostadores para a nova loteria. Além disso, incentivou os clubes a criarem ferramentas próprias para ajudar na divulgação. Assim como banners em seus portais, alguns, como o Santos, por exemplo, criaram até hotsites para mostrar ao torcedor as vantagens da Timemania.Mesmo assim, os clubes defendem uma postura mais "agressiva" para a massificação da loteria. Uma das sugestões é que a Timemania ganhe destaque durante as partidas das equipes, tendo assim mais visibilidade junto a público-alvo desejado pelos dois lados, que é o torcedor."A idéia é continuar no processo da Timemania, mas precisamos revitalizá-la. Dessa forma, podemos fazer os sorteios durante os jogos, nos próprios estádios, além de criar atrativos com o número dos volantes", revelou Delair Dumbrosck, vice-presidente geral do Flamengo.Pelos números projetados inicialmente pela Caixa, a Timemania teria arrecadado R$ 340 milhões até o 34º sorteio. Esse número, porém, foi de apenas R$ 97,1 milhões. Com isso, os clubes discutem com o governo um prolongamento do prazo para que o pagamento da parcela fixa de R$ 50 mil siga além de fevereiro de 2009, como está previsto.
Fonte: Uol

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