terça-feira, 25 de novembro de 2008

Taça Libertadores de 2009 deverá ter dois brasileiros no mesmo grupo

Quarto colocado do Brasileirão pega o terceiro representante da Bolívia na fase prévia. Se passar, cairá na mesma chave de Sport e LDU
A Taça Libertadores de 2009 deverá reunir dois times brasileiros no mesmo grupo, assim como na edição de 2007. O quarto colocado do Brasileirão terá vida fácil na fase prévia, pois pega o terceiro representante da Bolívia. Se passar, no entanto, vai para o Grupo 1, com Sport, LDU (a atual campeã) e Chile 2. O sorteio foi realizado nesta terça-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.Em 2007, o Paraná passou pela fase preliminar e caiu na mesma chave do Flamengo. Os dois se classificaram para as oitavas-de-final. O time carioca, em quinto lugar no atual Brasileirão, ainda briga por uma vaga no G-4 e pode ter novamente um rival brasileiro na primeira fase. O terceiro colocado no Nacional também poderá ter missão complicada na primeira fase. No Grupo 5, estão o Brasil 3 e o vencedor do jogo 2 da fase prévia, que tem como favorito o quinto representante da Argentina. Hoje, esta vaga está mais para Estudiantes ou San Lorenzo. O boliviano Universitario de Sucre e o Equador 2 completam o Grupo 5.O campeão brasileiro está no Grupo 4, com Defensor Sporting (do Uruguai), Colômbia 2 e o vencedor do jogo 1 da fase prévia - Colômbia 3 x Peñarol (Uruguai). O vice-campeão caiu no Grupo 7, com Aurora (da Bolívia), Boyacá Chicó (Colômbia) e o vencedor do jogo 6 (México 3 x Universidad de Chile).Como os clubes peruanos foram suspensos provisoriamente da Taça Libertadores, já que o governo do país interferiu na federação de futebol nacional, foram usados no sorteio os "times" Vacante 1, 2 e 3 ("vaga em aberto", em espanhol). Se houver acordo no futebol peruano, as equipes do país ocuparão esses lugares. Caso contrário, a Conmebol ainda se pronunciará sobre os herdeiros das vagas. A decisão final deverá acontecer na reunião do comitê executivo da Fifa, nos dias 19 e 20 de dezembro. Confira os grupos da primeira faseGRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4LDU (EQU) Argentina 3 River Plate (ARG) Brasil 1Sport Paraguai 2 Nacional (URU) Defensor Sporting (URU)Chile 2 Deportivo Táchira (VEN) Vaga aberta 2 Colômbia 2Vencedor do Jogo 5 Vencedor do Jogo 4 Vencedor do Jogo 3 Vencedor do Jogo 1GRUPO 5 GRUPO 6 GRUPO 7 GRUPO 8Brasil 3 Lanús (ARG) Brasil 2 Argentina 4 Universitario de Sucre (BOL) Everton (CHL) Aurora (BOL) Libertad (PAR)Equador 2 Caracas (VEN) Boyacá Chicó (COL) Vaga aberta 1Vencedor do Jogo 2 México 2 Vencedor do Jogo 6 San Luis (MEX)Os confrontos da fase prévia:Jogo 1: Peñarol (URU) x Colômbia 3Jogo 2: Argentina 5 x Vaga aberta 3Jogo 3: Paraguai 3 x Equador 4Jogo 4: Equador 3 x Deportivo Anzoátegui (VEN)Jogo 5: Bolívia 3 x Brasil 5 Jogo 6: México 3 x Universidad de ChileOBS: O primeiro time de cada confronto joga a primeira partida em casa e a segunda fora.
Fonte: Globo Esporte

São-paulino Zé Luis passa bem após cirurgia no joelho direito

Considerado pelo técnico Muricy Ramalho um dos jogadores mais importantes do elenco do São Paulo por conta de sua polivalência, o volante Zé Luis passou por uma artroscopia no joelho direito na tarde desta terça-feira, no Hospital do Coração, na capital paulista.O jogador sofreu uma pancada no local lesionado há 12 dias durante um trabalho da equipe no centro de treinamento da Barra Funda. O meio-campista deve receber alta nesta quarta-feira e no dia seguinte já dará inicio ao processo de reabilitação no Reffis do time tricolor, sob a supervisão dos fisioterapeutas do clube.A cirurgia foi comandada pelo ortopedista e cirurgião Rene Abdalla, durou cerca de uma hora e transcorreu sem maiores problemas, "com excelente resultado", segundo o médico. Com essa contusão, o jogador só volta à equipe do Morumbi na próxima temporada.Zé Luis participou de 51 jogos do São Paulo neste ano, sendo o quarto jogador do elenco que mais atuou em 2008, tendo marcado um gol e dado seis assistências. No Campeonato Brasileiro, atuou como volante, zagueiro e lateral-direito, disputando 29 partidas.Segundo o departamento médico do São Paulo, o jogador passou pela intervenção para que a lesão fosse analisada e não se agravasse. Na última semana, ele chegou a ser liberado para correr nos campos do centro de treinamento, mas acabou sendo cortado até mesmo da viagem para a partida contra o Vasco.
Fonte: Uol

São Paulo livre de punição

Clube paulista foi denunciado por invasão de campo no Canindé, mas acabou absolvido no STJD
A luta pelo hexacampeonato não será atrapalhada. Julgado nesta terça-feira, dia 25 de novembro, pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por uma invasão de campo de um torcedor no Estádio do Canindé, o São Paulo acabou absolvido após decisão por maioria de votos. Assim, o clube não terá que pagar multa e nem mesmo cumprir perda de mando de campo no Campeonato Brasileiro.Independente do resultado do julgamento, a partida entre São Paulo e Fluminense no Estádio do Morumbi, no próximo domingo, dia 30 de novembro, estava mantida de qualquer maneira. O Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em seu artigo 54 §3º, só permite a alteração do local de jogo no prazo mínimo de cinco dias úteis após a decisão do Tribunal. Isso porque é preciso ter tempo hábil para as ações logísticas referentes ao jogo e à confecção de ingressos.O advogado do São Paulo comemorou o resultado, mas diverge do entendimento da comissão julgadora. " Eles entendem que o clube deve ser absolvido pela invasão ter acontecido no final do jogo e não ter prejudicado o mesmo, porém, acho que nenhum clube visitante merece ser punido", afirmou Dr. Roberto Armelin ao site Justicadesportiva.com.brNa luta pelo seu sexto título nacional, o São Paulo só depende dele mesmo para fechar a terceira temporada consecutiva no primeiro lugar do Brasileirão. Com 71 pontos ganhos, basta uma vitória simples sobre o Fluminense para o Tricolor levar o caneco para casa. Ainda que perca a partida o time comandado por Muricy Ramalho também pode ser campeão no próximo final de semana. Para isso basta que o Grêmio, que enfrentar o lanterna Ipatinga no Olímpico, também perca.Entenda o caso:De acordo com a súmula do jogo, um torcedor, identificado como são-paulino, invadiu o campo após o término da partida, que terminou com a vitória de 3 a 2 para o São Paulo. O infrator foi contido pelo policiamento. A Portuguesa chegou a ser denunciada numa primeira oportunidade, mas a denúncia foi revista pela Procuradoria e acabou aditada, excluindo a Lusa de uma possível punição.O São Paulo foi denunciado pela Procuradoria do STJD no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena é de multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de uma a dez partidas.Você acompanhou esse julgamento aqui no Justicadesportiva.com.br, em tempo real.
Fonte: justiça desportiva

São Paulo esquece nocaute e vê vingança contra o Flu como "bobagem"

O São Paulo diz esquecer o passado e não vê a oportunidade de vencer o Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, na partida contra o Fluminense, no Morumbi, como uma chance de se vingar do rival, responsável pela maior decepção do time na temporada de 2008.O time carioca eliminou o São Paulo nas quartas-de-final da Taça Libertadores da América, após marcar nos minutos finais da partida o gol da classificação na vitória por 3 a 1, no estádio do Maracanã. Logo após o duelo, o técnico Muricy Ramalho chegou a dizer que o time sofreu um "nocaute". O treinador são-paulino relembrou a frustração daquele momento, mas ressaltou que não utiliza o fato para motivar os jogadores para o jogo de domingo, que pode ser o do título. "As pessoas não imaginam o que sentimos após aquele gol do Fluminense, aquilo não sai da cabeça, você não entende e faz mil perguntas, fica martelando na cabeça", disse o treinador."Mas isso [vingança] é uma coisa que fica mais para o torcedor e vocês [da imprensa] se aprofundarem no assunto. Eu não falei com os jogadores sobre isso, nem posso. É bobagem criar esse clima, o mais importante é eles estarem conscientes do que vão fazer em campo. Se você começar a colocar pilha, você não sabe como o jogador vai reagir", continuou."Não tem isso de falar em revanche. Sei que tem gente que usa essas coisas, mas não gosto de usar e não vou mudar."Os jogadores concordaram com o treinador e disseram que não existe pensamento nos confrontos anteriores --depois da Libertadores, o Fluminense ainda venceu por 3 a 1 o time paulista no primeiro turno do Nacional."No meu modo de ver não existe [vingança], é outro campeonato, outra história. Agora o que vale é o título brasileiro para nós. Isso [eliminação na Libertadores] não nos incomoda, assim como a partida do primeiro turno. Nem correu esse assunto entre nós, vamos tranqüilos para a partida", falou o volante Jean.Atual líder da competição, o São Paulo conquistará o título do Brasileiro se conquistar uma vitória no domingo. O time do Morumbi tem 71 pontos, cinco a mais do que o Grêmio, segundo colocado na tabela.
Fonte: Folha online